Protótipo Container 01


Essa proposta de estudo consiste num projeto de arquitetura e especulação para viabilização de implantação de módulos de containers para uso habitacional, comercial, cultural, de interesse social e de inclusão, utilizando-se de reaproveitamento de técnicas sustentáveis.

O projeto em questão teve por diretriz de estudo uma área localizada na cidade de Santos-SP, próxima a área suburbana e de baixa renda, nos arredores de uma empresa de transporte marítimo de cargas. O resultado foi um estudo de utilização de containers locais que não seriam mais úteis para transporte, transformando-os em módulos urbanos, podendo variar para diversas concepções e funções dependendo do terreno e lote. As técnicas de construção também podem ser articuladas sem perder a concepção arquitetônica. Outras tipologias podem ser aplicadas aos módulos dependendo do programa de necessidades.

Os módulos podem ser aplicados em qualquer escala de abrangência, desde uma simples unidade habitacional, até loteamentos e prédios com inúmeras possibilidades de multiplicação modular.