Edifício RF


Projetado para atender uma dupla de investidores locais a arquitetura fornece uma pequena edificação na qual abriga 3 apartamentos e 1 studio. O desafio nesse projeto foi a limitação de custo da obra, bem como do lote em questão no qual tinha formato de um trapézio bem irregular onde suas medidas dificultavam sua implantação como, por exemplo: uma de suas pontas de apenas 7 metros, considerando os recuos e parâmetros da legislação vigente proporcionou uma área restrita para abrigar o programa.

Para diminuir a área de circulação de veículos e melhorar a difícil área de manobras para as 4 vagas foi proposta um subsolo semi enterrado com uma dimensão reduzida de uma rampa em curva, e elevado o térreo em 1.20 metros conforme permitido pela legislação local.

No pavimento térreo foi concedido um mezanino para o subsolo com ventilação e iluminação naturais e uma habitação. No primeiro pavimento 2 habitações e no segundo pavimento um pequeno estúdio contemplando o edifico pelo coeficiente de aproveitamento máximo regulamentado pelo zoneamento.