Sonar - Musicalização Experimental no Espaço Urbano


Há alguns anos a cidade de Curitiba foi referência no que diz respeito à seleção musical. Muitos artistas apresentavam-se aqui de forma a obter aceitação para então continuar seus trabalhos. Com o passar do tempo essa força foi perdida e junto com ela sua identidade. Ao voltarmos no tempo para tentar resgatar algum nome realmente conhecido e concebido pelo cenário musical local, nos deparamos com um vazio. Isso é uma realidade para a cidade de Curitiba, que nos últimos anos vem idolatrando apenas o que vem de fora. A proposta apresentada é, portanto, focada neste aspecto da cultura musical curitibana, com o conceito de proporcionar a socialização, sem discriminar classes ou estilos, num espaço de vivência artística com ênfase musical, juntamente com um pacote de serviços vinculados ao meio em questão, para difundir, começar, ou retomar um movimento extinto ou jamais existido de nossa cultura, e assim tornar Curitiba uma cidade formadora de talentos.

A proposta do projeto é de desenvolver a musicalização no Espaço Urbano de Curitiba através de um Centro de Musicalização Experimental (SONAR), que atuará como veículo de divulgação implantado para proporcionar um espaço com estrutura digna a músicos e à comunidade relacionada, sendo esse um meio de incentivar jovens músicos do cenário “underground” a mostrar seu trabalho através dessa incubadora músico-cultural.

Propõe-se que o SONAR possua a função de originar um novo conceito musical para Curitiba, que traduzirá as necessidades existentes para a utilização, divulgação e troca das experiências musicais de seus freqüentadores no espaço oferecido, isto é, inserir no tema o universo artístico musical, que hoje em dia vem se enfraquecendo de forma significante em nosso cenário físico e social.